Limpeza de coifa protege cozinha de acidentes e contaminações

como desentupir pia
Dicas Desentupidora Porto Alegre: como desentupir pia da cozinha
30/03/2017
limpeza de caixa dagua
Proteja a saúde de sua família com uma limpeza de caixa dagua
03/04/2017
limpeza de coifa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a contaminação alimentar é uma das maiores causas de internações hospitalares por intoxicações e infecções. Seja no ambiente doméstico ou comercial, os principais vetores de contaminação acabam sendo os utensílios e equipamentos de cozinhas. Estabelecimentos comerciais que lidam com alimentos devem tomar algumas precauções indispensáveis no sentido de assegurar serviços e alimentos sem nenhum risco à saúde das pessoas que os utilizam. A qualidade ambiental pode ser controlada através de procedimentos como a higienização, descontaminação e limpeza de coifa, dutos, grelhas e exaustores.

Limpeza de coifa

Nos locais onde se manipulam alimentos, a limpeza deve ser excelente, não existindo nenhum vestígio de sujeira, porque esta abriga micróbios (bactérias) que causam as doenças transmitidas pelos alimentos. Entre as principais fontes contaminantes estão o ar (esporos de microrganismos são transportados facilmente pelas correntes de ar e chegam até os alimentos quando estes estão desprotegidos), presença de animais e pragas domésticas nos locais onde os alimentos são acondicionados e preparados e a falta de higienização adequada das instalações, equipamentos e utensílios. É o caso da coifa, responsável pelo tratamento de gases e vapores resultantes do processo de cocção de alimentos.

Com tempo, formam-se na tubulação incrustações provocadas por partículas de gordura, névoas de óleo, fumaça, vapor de água, gases de combustão poluentes e outras substâncias. A falta de manutenção preventiva do sistema de exaustão pode provocar doenças pela exposição continuada das pessoas que operam em cozinhas industriais. O recomendado é realizar a limpeza de coifa e dos outros componentes a cada três meses.

Risco de explosão

Descuidar da limpeza de coifa e de todo sistema de exaustão pode acarretar em outro grave problema. Infelizmente, é cada vez mais frequentes os casos de explosões e incêndios causados pelo acúmulo de gordura e gases no interior da tubulação exaustora. Por isso é importante estar sempre atento a manutenção do sistema de exaustão, principalmente em relação a limpeza de coifa.

Ajuda profissional

A falta de critérios de higiene nos locais de manipulação dos alimentos, como o descaso com a limpeza de coifa, inevitavelmente, levará à contaminação que, por sua vez, resultará em inúmeros prejuízos ao estabelecimento. Entretanto, remover as incrustações da tubulação não é uma tarefa simples. É importante contar com ajuda profissional para o serviço de limpeza de coifa. Empresas especializadas nesse trabalho realizam a limpeza por meio do hidrojateamento, que consiste na aplicação de jatos de água sob pressão que pode chegar a 25.000 psi.

Chame um profissional

A Desentupidora em Porto alegre conta com técnicos habilitados e certificados para a limpeza de coifa e todo sistema de exaustão, como dutos e exaustores, emitindo laudo técnico de acordo com as normas da Anvisa. A empresa também atua no segmento de hidrojateamento, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Agende uma visita com nosso plantão permanente. O orçamento é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.