Oito coisas que você deve saber sobre limpeza de fossa residencial

limpeza de caixa de gordura
Limpeza de caixa de gordura deve fazer parte da lista de manutenções
19/06/2018
como desentupir esgoto
Como desentupir esgoto usando técnicas caseiras e profissionais
23/06/2018
limpeza de fossa

Quem possui uma fossa séptica precisa ficar atento para sua manutenção. Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para a limpeza de fossa residencial e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo, o ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa.

Uma empresa de limpeza de fossa possui equipamentos e técnicos que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente, usando substâncias especiais no processo. O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado é o de não saber muito bem onde interferir e piorar a situação.

Como fazer a limpeza de fossa

Para você entender como é feita a limpeza de fossa, nós listamos oito pontos importantes sobre o procedimento:

1 – Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. Quem pretende fazer a limpeza de fossa por conta própria deve escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.
2 – O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante cerca de 10 minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso, nada de fósforos, cigarros ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão, mantenha crianças e animais longe do local enquanto você realiza a limpeza.
3 – Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.
4 – Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba. Veja se o resíduo está sendo armazenado no local correto.
5 – Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.
6 – Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.
7 – Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.
8 – Ao terminar a limpeza de fossa, lave com cuidado todas as peças que foram usadas no processo e deixe a fossa tampada e o local limpo. Lave também suas mãos muito bem.

Gostou das nossas dicas? Mas não esqueça: o ideal é chamar uma empresa especializada em limpeza de fossa.

Desentupidora especializada em limpeza de fossa

Há mais de 20 anos no mercado, a Desentupidora Poa conta com profissionais capacitados e equipamentos de ponta. Realizamos a limpeza de fossa com o mínimo de sujeira e o máximo de eficiência. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência. O atendimento é 24 horas e o orçamento é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.