Mantenha sempre em dia a limpeza de caixa de gordura do seu imóvel

desentupimento
Conheça o método de desentupimento de ralo amigo da natureza
22/02/2018
venda de água potável
Empresas de transporte e venda de água potável devem ser credenciadas
08/03/2018
limpeza de caixa de gordura

O nome já diz qual sua função dentro do sistema de esgoto de um imóvel. É dela a responsabilidade de filtrar o líquido oleoso produzido nas residências e comércios, evitando que essa gordura vá parar na rede de esgoto. Por isso, é importante usá-la do jeito certo e realizar a limpeza de caixa de gordura regularmente. Caso contrário, o escoamento da água passa a ficar lento, acontece o transbordamento, surge o mau cheiro e o risco de infestação de insetos.

Não se iluda com produtos que fazem a “autolimpeza” da caixa de gordura. Eles podem entupir sua rede de esgoto e causar uma boa dor de cabeça. Uma limpeza da caixa de gordura apropriada necessitará de um sifão ou aspirador de líquidos, combinado com o uso de produtos químicos, para ser corretamente realizada. Antes de iniciar a limpeza de caixa de gordura providencie luvas de borracha, sacos plásticos e uma pazinha. Quer saber mais? Continue lendo!

Onde fica a caixa de gordura?

A caixa de gordura pode ser localizada no interior da construção ou do lado de fora. Normalmente, modelos com maior capacidade são instalados fora do recinto, enquanto as instalações com caixas de gordura menores geralmente podem abrigar deles dentro da construção, sem problemas. A norma NBR 8160, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta para o dimensionamento da caixa de gordura, capacidade mínima, onde deve ser realizada a instalação da caixa, entre outros elementos também importantes para que seja uma caixa realmente eficiente, e não apenas de enfeite.

Passo a passo da limpeza de caixa de gordura

Localizada a caixa de gordura, vamos agora efetuar sua limpeza. O primeiro passo é abrir a tampa da caixa de gordura. Procure pelas placas de gordura, que devem ser sólidas e apresentarem uma textura como a da manteiga. Prepare-se, pois o cheiro será desagradável, mas faz parte do processo.

Retire toda a gordura e a coloque em um saco plástico resistente para depois amarrar e descartar. Finalize a limpeza com um pouco de água quente e algum produto desengordurante, deixando-o agir pelo tempo recomendado na embalagem. Depois basta tampar a caixa novamente.

Em hipótese alguma descarte a gordura no vaso sanitário. Ao fazê-lo você não só perde o trabalho que teve como ainda corre o risco de entupir a tubulação! O correto é sempre jogar esse resíduo gorduroso no lixo orgânico.

Quando a limpeza deve ser feita?

A limpeza da caixa de gordura deve acontecer, em média, a cada 2 meses ou especificamente quando for necessária. Se quiser prevenir o entupimento, o mais aconselhável é fazer pelo menos uma limpeza manual a cada semana. Se por um motivo ou por outro você não puder ou quiser fazer a limpeza você mesmo, contrate uma empresa especializada.

Chame a Desentupidora Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre oferece serviços de desentupidora 24 horas, hidrojateamento, limpeza de caixa de gordura, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Para isso, conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a mais diversa gama de serviços relacionada a problemas com tubulações e elementos similares.

A Desentupidora Porto Alegre oferece orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.