Desentupidora de fossa explica as normas para a manutenção do sistema

limpeza de caixa de gordura
Manutenção da rede de esgoto inclui a limpeza de caixa de gordura
28/03/2018
Desentupidora
Atendimento rápido e eficiente é com a Desentupidora Porto Alegre
12/04/2018
Desentupidora de fossa

As normas da ABNT têm como principal objetivo garantir a segurança e a praticidade de vários procedimentos, inclusive na construção e manutenção de fossas sépticas. É importante estar atento a essas regras, principalmente na hora de contratar uma desentupidora de fossa. Nesse caso, a ideia é garantir o bem-estar geral e a preservação da fauna e flora do meio ambiente.

As fossas sépticas desempenham função fundamental no tratamento primário de esgoto. Esses tanques sépticos recebem resíduos de banheiros, cozinhas, lavanderias, lavatórios, vasos sanitários, entre outros. Em seu interior são realizadas as separações e as transformações do material sólido do esgoto. A construção, manutenção e a limpeza de fossas sépticas nunca devem ser feitos por pessoas sem experiência ou autorização para realizar estes serviços.

Os efluentes domésticos tratados pelas fossas sépticas são produtos complicados e que precisam de bastante cuidado na hora do tratamento e principalmente no descarte. Além do risco de a fossa ser danificada em um procedimento realizado sem os devidos cuidados e procedimentos, ainda há o risco direto para a saúde humana e para todo o meio ambiente.

NBR 13969

A NBR 13969 Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação, de 1999, informa que:

“Esta Norma tem por objetivo oferecer alternativas de procedimentos técnicos para o projeto, construção e operação de unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos de tanque séptico, dentro do sistema de tanque séptico para o tratamento local de esgotos. As alternativas aqui citadas devem ser selecionadas de acordo com as necessidades e condições locais onde é implantado o sistema de tratamento, não havendo restrições quanto à capacidade de tratamento das unidades. Conforme as necessidades locais, as alternativas citadas podem ser utilizadas complementarmente entre si, para atender ao maior rigor legal ou para efetiva proteção do manancial hídrico, a critério do órgão fiscalizador competente. ”

O trabalho da desentupidora de fossa

Na hora de contratar uma desentupidora de fossa é fundamental saber se a empresa segue todas as normas e procedimentos necessários para a limpeza da estrutura. Dessa fora, você garante que não haverá nenhuma alteração no funcionamento da fossa que possa prejudicar o tratamento de esgoto. Você também garante que a desentupidora de fossa faça o descarte correto dos dejetos, sem contaminar o meio ambiente.

O serviço executado por uma desentupidora de fossa conta com o auxílio da tecnologia para o esgotamento dos tanques sépticos. É o caso do caminhão equipado com bomba de vácuo que permite que a fossa seja aspirada sem a necessidade de os profissionais terem contato direto com os resíduos. Tudo feito com higiene e segurança. Os resíduos são esgotados e armazenados para transporte, encaminhados para tratamento em local próprio, autorizados pelos órgãos de controle e fiscalização do meio ambiente.

Desentupidora de Fossa Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre conta com uma equipe multidisciplinar e treinada para a limpeza dos diferentes tipos de fossa. Dispomos de caminhões limpa fossa equipados com bombas de sucção a vácuo, de diferentes capacidades e dimensões, de acordo com as características de cada serviço. Ligue para nossa central de atendimento e solicite um orçamento sem custo nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.