Limpeza de caixa d’água regular ajuda a prevenir contaminações

hidrojato porto alegre
Serviço de hidrojato Porto Alegre para prevenção de alagamentos
05/10/2017
desentupidora porto alegre
Desentupidora Porto Alegre te mostra como cuidar dos canos de casa
19/10/2017
limpeza de caixa d'água

Uma correta e periódica limpeza de caixa d’água ajuda a evitar a contaminação do reservatório e uma série de doenças e viroses que podem ser causadas pelo consumo de água que não for devidamente higienizada. Para deixar a água livre de impurezas e saudável ao consumo é essencial realizar a limpeza correta da caixa d’água. Afinal, quanto mais limpo estiver o reservatório, mais limpa estará a água que chega da rua para a sua casa.

Em alguns casos, a limpeza de caixa d’água pode ser feita pelo próprio morador ou então por uma empresa especializada. De uma forma ou de outra, o importante é que o serviço seja realizado a cada seis meses, como recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O primeiro passo para a realização da limpeza de caixa d’água é programar com antecedência a data do procedimento, dessa forma é possível organizar todos os materiais necessários e avisar a todos os moradores ou funcionários, sobre o serviço de lavagem.

Como proceder

Antes de iniciar a limpeza de caixa d’água, é necessário fechar o registro ou amarrar a boia da caixa d’água para cessar a ida de água para o recipiente. É necessário também tampar a saída de água com um pano limpo para que a sujeira acumulada no fundo não contamine a rede da casa. Deixe no reservatório cerca de 10% de água no interior da caixa. Feito isso, deve-se utilizar escova de fibra vegetal ou de plástico para remover os resíduos das paredes e do fundo do tanque. É preciso retirar o conteúdo do fundo com baldes e canecas, até ficar limpo. Não é recomendado utilizar sabão ou outros produtos químicos.

O próximo passo é manter a saída da caixa fechada e deixar entrar um palmo de água para então adicionar dois litros de água sanitária. Passado o tempo de duas horas, abra a saída da caixa da água e esvazie, em seguida abra todas as descargas e torneiras, sendo uma maneira de limpar as tubulações da residência. Após finalizar o serviço, priorize utilizar a água para limpeza de banheiros, pisos e do quintal.

Cuidados com os reservatórios de água

Alguns cuidados como verificação periódica do equipamento, manter a caixa sempre tampada também são atitudes importantes, que além de evitar a contaminação de animais como baratas, ratos e insetos, impedem a proliferação de sintomas graves de verminoses, diarréias e demais doenças. Para controlar a data de limpeza, anote do lado de fora da caixa o dia da última lavagem. Abra o registro para iniciar a entrada de água.

Chame quem sabe

Ao contratar uma empresa de limpeza de caixa d’água licenciada você tem a garantia de qualidade na execução do serviço. Entretanto, é preciso verificar alguns pontos antes de efetivar a contratação. Observe, por exemplo, o histórico de atuação da empresa de limpeza de caixa d’água na região, assim como sua responsabilidade técnica, o seu tempo de mercado, além de sua credibilidade e confiabilidade.

A Desentupidora Porto Alegre oferece o serviço de limpeza de caixa d’água com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Contamos com uma equipe treinada e altamente qualificada que executa todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixas e reservatórios d’água seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.