Como limpar caixa d’água e reservatórios de porte pequeno

Desentupir privada com essas técnicas pode ser bem perigoso
Desentupir privada com essas técnicas pode ser bem perigoso
27/08/2018
Desentupidora de pia analisa e resolve problema em lavabos
Desentupidora de pia analisa e resolve problema em lavabos
04/09/2018
Como limpar caixa d'água e reservatórios de porte pequeno

Você sabia que a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de fazer a limpeza da caixa d’água de seis em seis meses? Atualmente há no mercado grande variedade de tipos de caixa d’água, não só em termos de dimensão e formato, mas também no que diz respeito ao tipo de material que a constitui.  Aprender como limpar caixa d’água é bem simples, mas que requer importantes cuidados.

Antes de iniciar os procedimentos de como limpar caixa d’água é preciso seguir alguns passos. O primeiro é programar com antecedência o dia da lavagem, optando preferencialmente por um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados. Aprenda como limpar caixa d’água seguindo esse passo a passo que preparamos. Mas não esqueça de seguir algumas normas de segurança. Tenha certeza de que a escada que dá acesso à caixa está bem posicionada e que não há o risco de escorregar.

Como limpar caixa d’água

1ª etapa – A primeira coisa a fazer é fechar o registro da entrada de água na casa ou amarrar a boia. Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza. O ideal é deixar um palmo de água no fundo do reservatório. Não esqueça de tampar a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.

2ª etapa – Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.

3ª etapa – Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use essa solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico. Não use essa água de forma alguma por duas horas.

4ª etapa – Passadas as duas horas, ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa. Use essa primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.

5ª etapa – Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. Não esqueça de anotar a data da limpeza para não se esquecer de refazê-la depois de seis meses. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Essa água já pode ser usada.

Como limpar caixa d’água sem nenhum estresse

Agende uma visita técnica com a Desentupidora PoA, empresa que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a impermeabilização e limpeza de reservatórios de água.

Nossa equipe é constantemente treinada para realizar trabalhos em altura e em espaços confinados, sempre utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para oferecer segurança neste tipo de atividade, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). Entre em contato com nosso plantão de atendimento e solicite orçamento gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.