Controle de pragas para ambientes coletivos

Como fazer o desentupimento de canos - Desentupidora Porto Alegre
Como fazer o desentupimento de canos – Desentupidora Porto Alegre
23/02/2017
Limpeza de calhas previne vazamentos e infiltrações
Limpeza de calhas previne vazamentos e infiltrações
02/03/2017
Controle de pragas para ambientes coletivos

Ações de controle de pragas deve ser aplicada semestralmente em condomínios e ambientes de uso coletivo, como clubes e academias. Sua importância se dá principalmente para assegurar a saúde dos moradores, protegendo-os de insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente nas cidades e que oferecem risco à saúde humana como baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

O controle de pragas abrange ações preventivas e corretivas para monitorar, controlar e impedir a atração, o abrigo e a proliferação de transmissores ou agentes causadores de doenças. Cada tipo de praga demanda um controle diferente que deve ser feito por uma empresa especializada. É importante frisar que é responsabilidade do síndico e gestores zelar pelas áreas comuns. Caso haja uma infestação – e se isso impactar em prejuízos para o condomínio devido à ausência de cuidados, o mesmo poderá ter de indenizar a massa condominial.

Pragas mais comuns

Embora as ações de controle de praga venham sendo utilizadas como um método preventivo é sempre bom que as pessoas busquem saber quais pragas estão se manifestando nos condomínios para que sejam utilizadas técnicas mais rigorosas de combate e principalmente de prevenção. As pragas mais comuns são:

Aranhas: Vivem dentro das casas e jardins;
Baratas: Vivem dentro e fora das casas;
Cupins: Se alimentam de celulose e lixo e vivem dentro das casas;
Formigas: Surgem mais nos jardins e podem causar alergias em crianças;
Roedores: Vivem sob entulhos e dentro das casas;
Traças: Pequenos insetos de corpo achatado que vivem dentro das casas.

Cuidados

A periodicidade da aplicação será definida conforme as condições ambientais locais. Por exemplo, em locais de clima quente é normal adotar uma periodicidade de aplicação mais constante pois em épocas de calor os locais fechados ficam mais propensos a atrair pragas e vetores. Para a aplicação, é preciso que a administração do prédio determine data e hora, para que os condôminos possam se preparar. O local precisa estar liberado, sem a presença de pessoas e animais. Todos os produtos desinfestantes deverão ser registrados no Ministério da Saúde. As pessoas que são alérgicas não podem passar pelo local por três horas depois da dedetização. Com os animais domésticos é preciso tomar ainda mais cuidado. Eles podem até morrer se inalarem ou lamberem o produto.

Avise os condôminos

Empresas contratadas para controle de pragas e vetores em prédios de uso coletivo, comercial ou de serviços devem, após a aplicação, fixar cartazes específicos informando a realização da atividade, segundo artigo 21 da Resolução ANVISA-RDC 52/09. Os cartazes devem informar a data da aplicação, o nome do produto utilizado e seu grupo químico, telefone do Centro de Informação Toxicológica – disponíveis aqui – e números das licenças sanitária e ambiental.

Ligue para a Dedetizadora Porto Alegre

Você pode contar com a ajuda dos profissionais da Desentupidora Porto Alegre, empresa especializada em controle das pragas urbanas. Nosso diferencial é a combinação de profissionais experientes e os melhores equipamentos para o controle de pragas em residências, condomínios e áreas comerciais e industriais. Nossos técnicos analisam o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita gratuita de avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.